Diário de faculdade: Cansaço e desmotivação!

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Bom, meus caros, sabemos que estudar nem sempre é um mar de rosas. Em meio aos turbilhões de complicações que surgem, vim falar especificamente de quando perdemos aquele “gás” dos estudos, quando o ânimo morre, a motivação não mais existe e o único desejo que resta é de abandonar tudo. Sim, todos nós passamos por isso.

Ano passado, perto do fim do segundo semestre, eu tive um verdadeiro desmoronamento psicológico. Simplesmente queria jogar tudo para o ar, largar a faculdade, desistir das mil e uma coisas que faço e dormir por dias seguidos, sem interrupção. Melhorei consideravelmente desse surto, porém percebi que iniciei o ano extremamente cansada, ainda, e um tanto desanimada (possivelmente resquícios do cansaço do ano passado). Eu venho em uma rotina de estresse intenso, procrastinação em quaisquer atividades e tenho ficado muito improdutiva e sem saber aproveitar meu tempo.

Sim, eu poderia jogar tudo para o ar nessa maré ruim, assim como sei que muitos tem passado pelo mesmo, e muitos outros já deve ter abandonado as coisas. Mas eu tenho optado por buscar me reanimar e não desistir…

Se você tem estado assim como eu, vou deixar algumas dicas do que tenho feito para tentar tirar todo esse desanimo da minha vida.

1. Foque no seu objetivo

Nada é atoa. Sempre há um porquê. E esse é o ponto chave onde você deve mirar. Tenha sempre em mente tudo aquilo que você objetiva e principalmente que esse é o caminho para atingir seus desejos.

2. Organize-se

Eu, quando começo desanimar, viro uma perfeita bagunça. “Empurro tudo com a barriga”, enrolo em tudo e acabo não fazendo nada. Faça listas diárias de atividades. Eu, particularmente, escrevo duas listas: uma de atividades obrigatórias de serem concluídas naquele dia e outra de atividades secundárias, que se não feitas, podem ser colocadas para conclusão em outro dia. A dica é se organizar e se impor a cumprir aquilo que programou.

3. Não exija demais de si.

Gente, um dos maiores problemas que me cansaram demais foi querer fazer mil coisas de uma vez só. Eu queria fazer muita coisa e acabava não fazendo nada e ainda mais: estressada. Não se imponha demais e nem queira fazer muitas coisas. Abandone algumas atividades que forem necessárias e possíveis.

4. Descanse

Você não é uma máquina. Separe tempo para o lazer ou simplesmente para dormir, ou ficar vendo um filme. Dê descanso a si, por favor! Você não é de ferro!

5. Você é capaz

Por fim, jamais desacredite de si e dos seus sonhos. Vá em frente, do jeito que der. E confie em si, que o mundo todo será seu!

Beijos, Vanessa.

Diário de faculdade: Cansaço e desmotivação!

6 comentários sobre “Diário de faculdade: Cansaço e desmotivação!

  1. Oies Van! Menina, esse post veio na hora certa, rs 😉 Nas duas últimas semanas me bateu uma bad tão pesada que eu estava tão irritada e nervosa, com os nervos à flor da pele, eu queria matar um! (estava de tpm também, então imagina!). Esse semestre está bem mais puxado para mim, depois de 2 semanas de aulas eu já tinha matéria atrasada acredita? Quase entrei em desespero, às vezes tenho a sensação de que não vou conseguir dar conta, e aí fico tão cansada que não consigo estudar. Foi bem o que você disse, não somos máquinas, e quando estava muito cansada eu dormi mesmo. kkk Espero que as coisas melhorem para a gente 😉 Bjos ❤

    Curtido por 1 pessoa

  2. Eu precisava ter lido esse post antes de terminar a faculdade kkkkkkkkkkk
    Faz muito bem ter tudo isso em mente. Algumas matérias eu empurrei com a barriga e hoje sinto falta por não ter a confiança de domina-las tao bem quanto outras 😦

    Vale a pena criar um rival dentro da facul, e competir notas. Isso ajuda muito de verdade kkk

    Curtido por 1 pessoa

      1. Uma vez eu tirei 9.5 na minha matéria preferida com a professora que foi minha Orientadora de TCC, logo eu pensei “Esse desgraçado (no caso meu amigo) não tem como tirar 10 nessa prova, essa eu ganhei”.. Meu amigo tirou 9,75.. Juro que eu nunca me senti tao injustiçado na vida kkkkkkkkk

        Curtir

Deixe um comentário

