Diário de faculdade: Procrastinação

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Esse é um problema que muita gente enfrenta. E, ás vezes, sequer sabe que está passando por ele. Mas, o que é essa tal procrastinação?

Procrastinar é o ato de adiar algo ou prolongar uma situação para ser resolvida depois.

Sim, é aquilo de sempre ficar adiando para fazer as coisas. Não é um problema apenas quanto aos estudos mas pode estar relacionado a vida também. Eu, por exemplo, sou uma pessoa extremamente ansiosa então sempre sigo o caminho oposto. Mas, quanto vida pessoal, costumo procrastinar e muito. Mas, hoje, o tema é quanto aos estudos, onde muitos vão adiando os trabalhos, os estudos para as provas e sempre “empurrando com a barriga”, deixando para depois.

Resultado de imagem para • Procrastinação nosestudos
Fonte: Beneficium Juris nemini est denegandi

Tudo bem, meus caros, eu sei que não é simplesmente pensar “não vou mais enrolar” e pronto, está resolvido. Quando se acostuma a procrastinar, a situação vira um hábito e não é fácil de largar. Os estudos passam a parecer uma tortura. Mas, vou deixar aqui algumas dicas que possam ajuda-los a se libertar desse problema:

  • Planeje horários mais curtos

Se você costuma procrastinar, até se por a pensar em horas a fio de estudo já parece fazer desistir. E acredito que isso assusta até aos mais empenhados. A dica é você manter um planejamento de tempo de estudo, curtos, com pausas regulares. Por exemplo: invés de estudar 6 horas seguidas, estude de 2 em 2 horas com pausas de meia hora, ou talvez 1 hora. Assim você descansa e não transforma o estudo em um martírio…

  • Divida o material, estipulando meta

A dica é: se imponha metas. Por exemplo: Semana X terei que estudar até página “tal”. Ou estudar “tanto” por semana. Mas cuidado: Não vá estipular metas cansativas ou impossíveis. Estipule de acordo com seu planejamento de tempo de estudo e o quanto você consegue.

  • Pare de dar pausas

Você sabe bem do que estou falando. Sabe aquelas pausas para conferir notificações no celular, verificar o facebook “rapidinho”, ir conta uma fofoca no whats e todas essas pausas no meio do tempo de estudo? Pare! É cilada! Isso com certeza te desmotiva a estudar, interrompe a sequencia a qual seguia e deixa a preguiça adentrar. Você terá o tempo de pausa conforme estipular, então deixe tudo isso para esse momento!

  • Recompense-se

Quer se motivar? Ganhar o que quer. Fazer o que gosta. E que tal se isso for dado por si mesmo, em recompensa ao próprio esforço? Estabeleça recompensas para si nas situações de que se fizer exatamente o planejado, fará “X”, ou ganhará “Y”.

  • Mantenha longe as distrações

Parceiro da dica das pausas, essa diz sobre desligar o celular, bloquear aplicativos, ficar longe de tudo que te faça se distrair.

  • Cuidado com o ambiente

Procure estudar em lugares silenciosos, que não tenham distrações algumas e que não sejam “enjoativas” para vocês. Por exemplo: eu não consigo ler, nem mesmo se estiver sentada, no meu quarto. Me dá um sono assustador. Então o que faço? Não leio no quarto! Se o lugar de der sono, te canse, seja desmotivador: procure algum o qual você se sinta melhor.

A questão é: comece a estudar. Essa é a dica maior. Largue tudo e sente-se, e mãos a obra. Enquanto você enrolar, nada vai fluir.

Beijos, Vanessa.

 

 

Anúncios
Diário de faculdade: Procrastinação

Um comentário sobre “Diário de faculdade: Procrastinação

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s