Dicas para quem pretende publicar sua obra.

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Acredito que há muitos escritores, em construção de uma obra ou com esta  já concluída, que idealizam quanto ver a realidade do sonho de publicação de sua obra. E, tem coisa melhor que receber dicas de alguém que já vivenciou essa experiência?

Hoje trazemos algumas dicas da autora Mayara Bianco, que escreveu o livro Tinha que ser você.

Às vezes sinto como se a vida estivesse me levando para algum caminho desconhecido, sem eu ter poder nenhum sobre isso, como se eu não tivesse forças nem vontade para mudar. Custei a concordar com Elisa quando ela comentou, durante uma de nossas conversas, que eu tinha me esquecido de quem sou e estava apenas deixando o fluxo da vida me levar. Pensando agora sobre o que aconteceu, posso dizer que tudo se transformou em uma montanha-russa a partir do momento em que o conheci, um militar, estudante do quarto ano da Academia da Força Aérea, durante um evento que ocorreu na minha faculdade. É difícil acreditar e pensar que quando me permiti me aproximar e conhecê-lo, ao mesmo tempo eu me reencontrei Aquela paixão que parecia pular para fora do meu peito! E pensar que tudo começou com indiferença e em pouco tempo ele se tornou tão importante pra mim! Se eu soubesse o que estaria por vir, poderia ter ganhado mais tempo, tempo que agora se tornou o meu pior inimigo.

Com muito esforço e perseverança, a escritora de 23 anos, conseguiu publicar sua obra, realizando, finalmente, seu sonho. E, prontamente, deixou algumas dicas àquelas que pretendem trilhar esses mesmos passos, auxiliando-os com seus próprios aprendizados. Segue abaixo as dicas enviadas pela autora:

– Antes de enviar o material para as editoras, peça para que pessoas possam ler e dar a opinião sobre a sua obra, assim você poderá corrigir erros que não viu, pois a leitura vicia os olhos e assim, você tem a oportunidade de fazer alguns ajustes.

– Registre seu livro na Biblioteca Nacional, para que ele fique livre de fraudes e problemas indesejados.

– Envie seu manuscrito para editoras pequenas e não aceite o primeiro SIM, pois essas editoras facilmente aceitam publicar, por isso, pesquise bastante e analise a melhor oferta antes de aceitar uma proposta.

– Lembre-se de que você não é um pote de Nutella e não poderá agradar todo mundo. Eu mesma se tivesse aceitado a opinião de todo mundo, meu livro teria virado um Frankenstein! Críticas construtivas são bem-vindas, mas tenha a sabedoria de separar quais irão te ajudar e quais são descartáveis, pois no momento de dar feedback, todos têm algo para dizer.

– Antes de embarcar nessa aventura, reflita um pouquinho se você terá tempo e também paciência para ler, reler e ler de novo o livro até que ele esteja bom o suficiente para ser lançado.

– Caso você opte por pagar pela edição ou por arcar com metade dos custos, lembre-se de que no final do processo, outros gastos surgirão como: o transporte para levar o livro até o local do lançamento, o banner (opcional), confecção de marcador de página (opcional), envio de livros para que blogueiros possam resenhar sobre o livro (opcional) e também o custo para patrocinar anúncio nas redes sociais (opcional).

Beijos, Vanessa!

Dicas para quem pretende publicar sua obra.

Deixe um comentário

