Resenha: Depois de você – Jojo Moyes

Resultado de imagem para depois de você resenha

Ficha técnica

Título: Depois de você

Autor: Jojo Moyes

Número de páginas: 288

Editora: Intrínseca

ISBN: 978-85-8057-813-3

Tradução: Adalgisa Campos da Silva

 

 

Sinopse

“Lou Clark tem muitas perguntas. Por que acabou indo trabalhar no bar de um aeroporto, onde passa o expediente inteiro observando outras pessoas voarem para novos lugares? Por que o apartamento onde mora há um ano ainda não parece um lar? A família será capaz de perdoá-la pelo que ela fez a dezoito meses antes? Algum dia ela vai superar ter perdido o amor de sua vida? Mas o que Lou sabe com certeza é que as coisas precisam mudar. Até que, certa noite, uma pessoa desconhecida bate à sua porta. Será que ela tem as respostas que Lou procura… Ou apenas mais perguntas? Se Lou fechar a porta, a vida vai continuar igual? simples, ordenada, segura. Se abrir, estará arriscando tudo. Lou prometeu que continuaria viva. E se vai cumprir isso, terá que convidar essa pessoa a entrar…”

Classificação: 5/5

Resenha

Bom, apesar de a primeira obra, Como eu era antes de você, ter me chamado a atenção, ter sido um presente especial e eu ter gostado, a cativação não foi tanto quanto eu esperava (não a desmerecendo. Acho que foi um problema específico meu!). Mas, mesmo apesar dos pesares que encontrei, tive curiosidade de ler a segunda obra, e acabei gostando mais dessa (totalmente antagônica à maioria,eu sei).

Em Depois de você, encontramos uma Lou séria, reservada e triste, enfrentando o luto, após a perda do grande amor de sua vida. Com uma vida mais ou menos, e Will Traynor em sua mente, ela tenta sobreviver aos pesados dias e seguir em frente, da maneira mais fácil possível. Porém, acontecimentos a farão mudar drasticamente sua então realidade, de forma a começar a realmente viver, como seu amado lhe pedira…

“Não pense muito em mim.. Apenas viva bem. Apenas viva.”

Acho que o mais atrativo foi toda essa questão de acompanhamento não só da busca por sobreviver ao luto, mas pelo amadurecimento visto na protagonista. Lou muda bastante e por mais que ainda haja vestígios da velha e antiga garota, principalmente boas páginas do início, nós leitores podemos sentir que ela está diferente…

Acompanhamos sua tentativa por superar a morte de Will Traynor, assim como quaisquer um vivencia à triste busca de sobrevivência após percas de pessoas muito próximas, e a identificação é inevitável. A autora evidencia a dificuldade de conseguir continuar após “baques” significativos, e a gente vê pelas conversas, até que com lados cômicos, do grupo de apoio que a protagonista passa a seguir, até mesmo vendo o decorrer de sua vida e seu modo de agir, pensar e lidar com as situações.

ALERTA DE SPOILER

Se você ainda não leu o livro, o próximo parágrafo pode ser um spoiler.

E ainda, ganhando um “quê” a mais, vem a questão de aparecer uma filha dele, trazendo um pouquinho do personagem nos trejeitos e cativando não só os protagonistas, como aos leitores. Fiquei encantadíssima com ela, sério. Eu conseguia identificar, assim como os personagens, a colocação de similaridades do personagem Will Traynor na Lily. Sem contar que a autora ainda expôs os dois lados dela, não só demonstrando seu lado de jovem revoltada, mas justificando inteligentemente suas ações, motivando as “infantilidades” e atitudes incoerentes e desnecessárias. Além que ela encontrar um outro amor, mesmo depois da incrível história de romance vivida com o Will, é uma demonstração perfeita de como ela continuou, diante de todas as dificuldades que ela vivenciava não só em se envolver com outro alguém, mas de se “desapegar” e seguir sem ele. Nos evidencia que não é fácil, para ninguém. Que por mais que se tente, a pessoa permanece ali e o necessário é conseguir sobreviver com essa situação.

Por fim, concluo dizendo que gostei bastante de como a história foi concluída e de todos os aspectos tratados pela autora no decorrer do livro. Girar em volta do luto foi interessante, e ainda conhecer a fundo a busca da protagonista por conseguir melhorar, por superar a dor que sente e ver como tudo foi desenrolado, tornou o livro sensacional.

Se você já leu a primeira obra, por favor, eu recomendo que leia esta continuação.

Beijos, Vanessa!

Anúncios
Resenha: Depois de você – Jojo Moyes

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s