Breve parecer sobre a leitura – Autor Pedro Ivo.

A genialidade daqueles que amam a palavra, que as colocam em textos com dom e habilidade de expressar aquilo que pensam, que querem transpor, de forma brilhante e encantadora, que deixa o drama dos fatos um tanto tragável, que nos impulsiona a pensar, refletir, rever a realidade. Este autor dotado de tal talento, eu, mera iniciante com as palavras, tive o imenso prazer de receber um breve parecer, referente a leitura, que impulsionou-me a redigir tal post, sob palavras por autoria do escritor Pedro Ivo (clique aqui para conhecer mais sobre o autor).
Colocar em pauta um assunto como o poder da leitura, é um árduo por-se em reflexão. A dura realidade é passada a uma imersão diferente. Quantos mundos não são vistos e conhecidos, imaginariamente por um leitor? Realidades distantes, personagens irreais, aventuras, muitas vezes contrárias ao real, ou tão diferentes do que vemos que acabamos não encontrando as tantas similaridades imersas naquelas páginas.
“A leitura em geral é prática desbravadora de mundos desconhecidos, realidades interconectadas ou novas realidades, nem sempre imaginárias, talvez até mais coerentes que o mundo em que vivemos…”
A imensidão da literatura é incalculável. Incluindo até mesmo o autor deste parecer, questiono o quanto podemos prever a mente criativa desses seres humanos que transformam o mundo, em seu jeito de transpor sua imaginação? Imergimos “nas deles, camarada”. Somos colocados a sonhar mundos, história e loucuras com pessoas que muitas vezes, nem o nome na capa lemos.
Porém, nem todo sonho pode ser vivenciado em maneira geral. Nem todos podem embarcar nessa viagem, como posto em trecho pelo autor:
“Infelizmente a leitura não é prática universal. Faltam políticas de letramento básico à população brasileira, pior ainda se falamos de letramento literário.”
Enclausurada em uma educação pública, dada como precária por tantos, tive a dádiva de ser semeada pelo gosto a leitura. Mas, lido constantemente, imersa à educação, como acadêmica e tímida educadora, agarrada aos livros sob olhares curiosos, com pessoas as quais desprezam ler mínimas páginas, que não “embarcam na viagem”, que não desvendam a alma desses “caras” que se doam suas mentes, alma e própria “vibe”, expondo em palavras. E esse repúdio vem da falta de influência disso desde pequeno.
Às vezes, alguns professores e adeptos a leitura acabam levando as coisas em sentido de “enfiar guela abaixo”, quando a situação é fazer querer “beber da fonte”.
Encerro dizendo, em minhas próprias concepções, que devemos florir o mundo com palavras, e buscar fazer esses imersos na poluição, respirar os ares limpos do nosso novo jardim.
Confira o parecer do autor, na íntegra:
O que o autor pensa sobre a leitura?

“A leitura em geral é prática desbravadora de mundos desconhecidos, realidades interconectadas ou novas realidades, nem sempre imaginárias, talvez até mais coerentes que o mundo em que vivemos… Pela leitura compreendemos a nós mesmos e também o outro que escreve, em suas visões de mundo que muitas vezes nos trazem novas perspectivas. Infelizmente a leitura não é prática universal. Faltam políticas de letramento básico à população brasileira, pior ainda se falamos de letramento literário. Ler e compreender um texto literário, suas relações lógicas e suas propostas ali inscritas é tarefa árdua, porém gratificante para aquela/aquele que entrou nessa aventura sem medo dos desafios, mesmo quando a escola falha, o Estado falha na Educação. É lançar-se e abrir-se ao desconhecido e à transformação que esse desconhecido causa quando se está nele. Nunca devemos desistir do caminho da literatura, pois ela é capaz de abrir as portas da alma que antes pensávamos jamais encontrar em nós mesmos e que nos dão horizontes e motivação para o dia a dia com histórias que nos tocam e personagens com quem nos identificamos e com quem aprendemos (por que não?) a sermos ser humanos melhores. “

Beijos, Vanessa.
Anúncios
Breve parecer sobre a leitura – Autor Pedro Ivo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s