Diário de faculdade: Escrever? Como faz?

Fala galera, tudo bem com vocês?

Antecipo que não é um papo cheio de técnicas funcionalísticas de como escrever e se dar bem. Afinal, eu sou uma mera estudante. Mas é uma conversa de gente pra gente, sem o menor conhecimento técnico, mas que sempre tenta um jeitinho de aperfeiçoar o que sabe, não é mesmo?

Eu não escrevo bem. O razoável dá para descrever o grau de escrita. Mas, tem gente que “julga” minha escrita um tanto boa, quando posta em comparações (o que acho um equívoco). Pois bem, hoje eu tenho que dizer que escrevo muito melhor que há algum tempo depois, e foi através de um processo que eu nem sabia que estava passando, para ser sincera. A questão é que, por mais que não saia os melhores textos do mundo, eu não costumo ter os famosos “brancos” na hora de escrever, e sempre vai sair alguma coisa.

A resposta? LEITURA ESCRITA.

Clichê, não? Mas gente, não é mentira não.

Eu, nos últimos dois anos, comecei a manter um número razoável de livros lidos, em exceção aos didáticos.Sempre costumo ter um livro extra lendo, além dos obrigatórios da faculdade. E gente, a diferença foi imensa. O enriquecimento vocabular foi inexplicável. Acho que hoje, tenho uma capacidade muito maior para escrever que no ano passado, por exemplo, ou nos outros anos que quase não lia. Então a primeira dica é: Leia por pelo menos meia hora todos os dias.

E o outro super clichê é: treinar. Você precisa escrever. Não tem milagre algum. Eu criei o blog quando ouvi sobre essa dupla imbatível para escrever melhor. Como eu já lia, descobri então que deveria começar a escrever e criei o blog justamente por isso. E valeu super a pena, pois a constância em escrever te leva a aperfeiçoar. Então a outa dica é: Arrume meios de escrever constantemente. 

Para finalizar, deixo aqui uma dica extra para questões de interpretação e que ajuda muito na escrita é: Reescrever textos. Soa estranho, mas comecei a usar essa técnica com meu aluno e percebi que ajuda bastante não só na escrita quanto na interpretação (e você vai ter que ler, ainda por cima). Comece com textos curtos, lendo-os e reescrevendo com suas palavras tudo o que contém lá. Garanto, vai dar bons resultados.

Fica a dica para vocês. Espero ter ajudado.

Beijos, Vanessa.

Diário de faculdade: Escrever? Como faz?

2 comentários sobre “Diário de faculdade: Escrever? Como faz?

Deixe um comentário

