Empatia?

Segundo conceitos:

Empatia é a capacidade de entender e sentir o que outra pessoa está experienciando, partindo da perspectiva referencial que é pessoal a ela, ciente das próprias limitações em acurácia, sem confundir a si mesmo com o outro.

Em colocações menos técnicas, é tentar analisar a situação de outro pelo campo de visão dele, com aquilo que ele sente. É colocar-se, totalmente, no lugar do outro. Tentar imaginar como se sente na referida situação.

Lembro-me que ouvi muito sobre isso ano passado em um curso, e minha referida professora, separou bons minutos para dizer o quanto deveríamos exercer a empatia para com os outros. O quanto deveríamos nos colocar no lugar do outro.

E eu acho válido. Costumamos sempre olhar o outro sobre o nosso avaliar, nos esquecendo que cada um tem uma vivência diferente. Não poderemos, de fato, ter o olhar empático já que não vivenciamos tudo o que o outro passou. Mas podemos tentar aproximar o máximo possível, trazendo um entendimento maior sobre cada atitude alheia.

Mas, diante de situações recentes, cheguei a seguinte indagação: até onde empatia e compreensão se conciliam? E onde é o ponto que devemos abandonar quaisquer sentimentos de entendimento e dar um basta?

De certa forma, tenho tentado aderir a essa ideia, de sempre tentar entender os outros por meio da empatia. Mas, diante de situações limites, pergunto-me onde é que determinamos que as atitudes não são recorrentes de compreensão e sim abusos na relação, seja ela de quaisquer espécie. Adotar um caráter compreensivo foi uma das coisas que mais quis para esse ano, mas talvez, tenha sido aberto a violações demais. Transgressões que sequer a empatia resolve.

Então eu pergunto: até onde eu compreendo ou visiono o outro empaticamente?

Empatia?

Deixe um comentário

