O poder das críticas.

Falar sobre críticas é um problema e tanto. Pois nunca sabemos quando vamos aceitá-las ou quando não iremos. É o típico assunto que só sabemos nossa reação no momento, e assumir uma postura nos leva a se contradizer. Mas, há sempre um aspecto generalizador, não?

Como reagir às críticas? Eu acredito que é um processo ao qual buscamos uma melhor atitude, e que é uma busca constante. É o velho clichê de armazenar aquilo que precisa ser armazenado, e deixar para lá o que não vale a pena. Selecionar o que ouvir. Mas como fazer isso?

Pergunto-me isso todos os dias. E tento colocar esse método diariamente em todas as ações e críticas que escuto. É difícil, falível, mas compensa quando se vê superada de uma crítica ruim. Porque sim, temos as críticas boas e as críticas ruins e precisamos aprender a apurar nossa visão quanto a isso, e assim, tornar a seletividade efetiva.

Tem gente que te conhece, sabe de você de “cabo a rabo”. E eu, ao menos, acredito que críticas de pessoas que convivem com você, são reais. Não são achismos, afinal. Não é o eu “acho” e sim a certeza de um apontamento. Claro, há alguns “conhecidos” que simplesmente se caracterizam em críticas ruins. Que é um tipo geral de gente, conhecido ou não, que crítica a tudo e sem a menor ponderação. Tem gente que expõe o que pensa do outro sem nem ao menos se nem ao menos refletir se é aquilo mesmo. Ou seja, a seletividade é excessiva.

Eu, particularmente, costumo sempre ouvir críticas de gente que eu sei que quer o bem,e que falam pelo bem. De outra forma, finjo que escuto ou tento aniquilar quaisquer perturbações que uma crítica tenha surgido. E eu não digo que só levo em consideração críticas de quem conheço, mas como dito, de gente que não está ali por mero prazer em inferiorizar.

Mas, por fim, o que queria deixar claro, é que devemos ouvir as críticas e não ficar mal por isso. Somos todos humanos, defeituosos e não há como mudar isso. Precisamos ouvir e buscar melhorar o que desagrada, dia após dia. É aprender, não sofrer.

Beijos, Vanessa

 

Anúncios
O poder das críticas.

3 comentários sobre “O poder das críticas.

  1. Maria Lúcia Marangon disse:

    Oi, Vanessa!
    Na minha opinião, antes de mudarmos qualquer coisa em nossas vidas por causa das críticas que recebemos, devemos pesar se o nosso comportamento, de fato, nos é prejudicial ou se apenas incomoda as outras pessoas. Algumas críticas podem ser motivadas por ciúme, inveja ou pura implicância mesmo. Sempre é bom analisar bem as situações para não corrermos o risco de começarmos a viver pela lei dos outros.
    Abraços!
    Maria Lúcia

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente. Como eu disse ali em cima, aprender a selecionar quais críticas são verdadeiras e devem ser levadas em consideração. Tem tanta gente ruim por aí né? Que só quer nos desmotivar, colocar para baixo… Ótimas palavras. Abraços

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s