Diário de faculdade: Utilizar melhor o tempo.

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Estar na faculdade é um desafio diários. A quem está, tem noção clara de como tudo se transforma, e de como tudo acaba saindo um tanto mais complicado em nossas vidas. Aos futuros calouros, a prévia notícia é de que as coisas tendem a ficar bem difíceis (não querendo desmotivar).

A questão é que estudar já tende a ser um verdadeiro problema e ainda, este requer coisas muito além do mero estudar. Acredito que um dos grandes conflitos que tive com relação à faculdade foi a mudança de padrão em tudo, e principalmente quanto à minha forma de estudar. É estranho começar algo e ver que todo o método que você utilizava antes, de nada adianta. Mais uma vez terá que se adaptar e se autoconhecer. É complicado, não?

Assim quanto ao método, tem aquela velha reclamação de todos: Tempo. Uma das coisas, aliás, que mais faltam na vida do acadêmico. Somos imersos em uma infinidades de trabalhos difíceis e provas com um número alto de matéria, que simplesmente ficamos sem saber como lidar com a situação. E é por isso que precisamos saber usar cada mínimo minuto do nosso dia.

Resultado de imagem para tempo

O aproveitamento do tempo é imprescindível. Uma grande maioria dos universitários trabalham em jornadas diárias e tem que encarar a faculdade a noite. No meu caso, trabalho meio período e já acho super complicado. Então, como é que em meio à corrida rotina poderemos conciliar estudos particulares?

Como dito, a chave desse mistério está nos minutos diários. Aproveitar cada pedacinho de tempo para revisar alguma coisa, ler algum trecho. 5 minutos que seja. E como fazer isso? Aproveitando melhor cada brecha, ora pois.

Se você acorda em determinado horário, por que não acordar alguns minutos antes? Levante 10 minutos ou até 30 minutos antes do horário que você acostuma acordar e aproveite para estudar esses minutos até o horário padrão que você tendia a se levantar.

Diminua o tempo de algumas atividades. Que tal agilizar no tempo das refeições, ou da rotina matinal? Muitas vezes desperdiçamos tempo importante analisando absolutamente nada e pensando na vida, de forma a desperdiçar minutos preciosos.

Estude antes de dormir. Utilize meia hora antes de dormir para estudar. Consta aliás que é uma boa tática de memorização praticar o estudo antes de ir se deitar.

Grave a matéria e ouça sempre que possível. Se você pode usar fones de ouvido em algum momento, um aliado é você gravar a matéria e ouvir nos momentos que forem possíveis.

Mas claro, antecipo o cuidado para não virar um robozinho de estudo-trabalho, sem tempo para descanso ou similar. O aproveitamento no estudo se dará através do conhecimento de práticas que facilitem, como saber resumir, fazer mapas mentais e similares. Jamais deixe de reservar tempo para o descanso e o lazer. E claro, jamais se desmotive.

Beijos, Vanessa!

 

Anúncios
Diário de faculdade: Utilizar melhor o tempo.

4 comentários sobre “Diário de faculdade: Utilizar melhor o tempo.

  1. Achei essa dica de estudar antes de dormir sensacional. Nunca tinha ouvido falar algo do tipo e acho que vai me ajudar muito, porque é a hora do dia em que estou mais agitada (por mais contraditório que possa parecer) hahah beijão

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s