Resenha: A lenda de Materyalis – Saymon Cesar

Ficha técnica

Título: A lenda de Materyalis

Autor: Saymon Cesar

ISBN: 9788542808117

Ano: 2016

Edição: 1°

número de páginas: 239

Editora: Novo século

 

No princípio dos tempos, as sociedades de Hedoron acreditavam nos mandamentos dos servos de Materyalis, suposto deus criador do Universo e da vida. A lenda diz que a divindade se angustiou ao observar os atos corruptíveis das suas criaturas e atribuiu a si toda a culpa da imperfeição dos povos. Sua consciência atordoada separou sua essência em duas entidades, criadoras de ideologias extremistas que dividiram a crença das sociedades. Assim nasceu a materja, a guerra que visa a consolidação de uma verdade entre todas as raças.

Avessa ao propósito da contenda milenar, surge uma sociedade secreta, que busca o único artefato capaz de desvendar o que realmente foi Materyalis e, assim, livrar os povos da dúvida que os condenou aos intermináveis confrontos. Mas, para chegar ao objetivo, é necessário usar a misteriosa aptidão de cinco indivíduos habitantes de Aliank, um reino dominado por contradições que podem apressar a ruína do mundo antes que a verdade sobre Materyalis seja revelada.

Classificação: 5/5

Eu estava extremamente ansiosa por essa leitura. Quando soube que o autor nos enviara e que logo chegaria, fiquei incrivelmente entusiasmada, pois convenhamos que pela sinopse, dá uma vontade imensa de ler, não? Pois bem, o bendito livro não só me surpreendeu, quanto foi muito melhor do que eu esperava que seria. Terminei com aquela adorável sensação de ansiedade pela continuação… Obrigada ao autor pela confiança e pelo maravilhoso trabalho, que para nós, leitores, é um verdadeira dádiva! Niho!

A lenda se desenvolve sobre a história de que, no princípio, haveria o deus supremo Materyalis, que seria quem originara tudo. Porém, pela imperfeição de sua criação, em angustia o deus teria se dividido em dois, sendo uma parte boa, Materyon, e a parte ruim, Marilis. A partir dessa cisão, teria-se formado duas principais ideologias extremistas, que levaram à materja, que seria a guerra ideológica em busca da superioridade de uma dessas.

Óbvio que não existem apenas essas ideologias. Entre as tantas, há uma espécie de sociedade secreta, que acima de tudo, busca descobrir o que afinal teria sido Materyalis, a real verdade. Embarca-se então na ideia principal que é a resolução dessa dúvida milenar, que com o uso de cinco habitantes de Aliank e seus respectivos fortes poderes, trarão verdades perigosas e secretas, principalmente sobre o mundo e o reino, que podem ser a queda, antes mesmo de que tudo seja resolvido.

O ponto de amor pela história foi de que, o livro para ler no trajeto da faculdade, virou o livro que li durante a semana. Sim, uma das histórias de fantasia que mais me interessei a ler, já que é o gênero que me canso mais fácil dentre todos… O autor cria uma história que é fácil de se imergir pelas similaridades com a nossa realidade, apesar de ser um mundo totalmente paralelo e diverso do nosso.A presença de muitas ideologias condiz com as muitas religiões, o extremismo político que condiz com alguns momentos ao nosso mundo, os adeptos às religiões que batem  com os tantos que há nos dias atuais… Parecido, mas ao mesmo tempo totalmente diferente, com personagens poderosos, denominações diversas e outras culturas.

A escrita é impecável. Cada palavra posta com mínimo cuidado e muito bem empregada. Tudo deixado claro aos leitores, com boas explicações e caracterizações que nos permitem ainda mais adentrar à realidade da história. É estabelecido de forma lógica e coerente todos os acontecimentos, não há quebra nas ligações das informações. Acho que a forma dele escrever foi um dos quesitos que mais me encantaram dentre o todo, por ser evidente o dom neste autor, de ele saber empregar as palavras e trazer a emoção ao leitor, e alimentar nosso imaginário.

Por fim, acredito que ele segue um padrão envolvente do início ao fim, mas tenho que assumir que seguia um certo padrão, excelente aliás, e simplesmente no final dá um belo “baque” que te deixa ainda mais boquiaberto e com vontade de uma continuação. Você acaba tão surpreendido quanto os personagens, com aquele “não acredito” pairando pela mente. Se você ainda não leu, meu caro leitor, está perdendo muito tempo!

Beijos, Vanessa!

Anúncios
Resenha: A lenda de Materyalis – Saymon Cesar

2 comentários sobre “Resenha: A lenda de Materyalis – Saymon Cesar

  1. Oi! Primeiramente eu não achei nenhum contato para conversar com você.
    E eu gostaria de lhe convidar a conferir essa minha postagem “http://umbaixinhonoslivros.blogspot.com.br/2016/08/premio-dardo-bloggers.html”, pois tenho uma surpresa pra você nela… Confere?

    Atenciosamente Um baixinho nos Livros

    Curtido por 1 pessoa

    1. Ebaa! Fomos indicados mais uma vez!!!!!! Super obrigada pelo carinho, e por ter lembrado de nós! Saiba que sempre estamos frequentando seu impecável blog (que conheci através da Vanessa do Pensamentos valem outro!). Desejamos imensamente que o sucesso aumente cada vez mais para vocês e que o blog se torna cada vez maior do que já é! Obrigada mais uma vez! haha Obs: Não vamos poder refazer, porque não sei se a regra permite participar mais de uma vez. Mas repostaremos…

      Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s