Uma dose de História – Sumérios

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Pois é, meus caros e amados leitores, lá vem novidade aqui no blog. Resolvemos criar uma espécie de projeto, não sei bem se caracteriza-se assim, mas haverão posts especiais com temas históricos aqui para vocês.

Bem, por que isso? É que eu sempre gostei muito de história. Aliás era uma das minhas disciplinas preferidas. E eu estava morrendo de saudade de rever e falar sobre alguns fatos e personagens históricos. Por isso o projeto, sendo uma forma de tanto me colocar para pesquisar quanto trazer um pouquinho do que eu descubro aqui para vocês. Espero que embarquem nessa viagem histórica comigo (e gostem tanto quanto eu sei que vou curtir).

Não sei se já mencionei aqui, mas no último semestre comecei a dar aulas de reforço, e um dos conteúdos que vimos foram sobre o sumérios (foram umas boas páginas de apostila lidas sobre isso…). E nada como começar os posts falando sobre isso, não?

Esses povos viveram na mesopotâmia, na área conhecida como crescente fértil (localizada entre os rios Tigre e Eufrates e que recebera tal nome por a forma da união das diferentes zonas formarem um arco parecido com a lua crescente). São colocados como os primeiros povos a viver nessa região.

Fonte: http://www.historiadomundo.com.br

Politicamente, viviam em Cidades-Estados, que são caracterizadas pela independência politico-administrativa. Ou seja, havia um chefe, que na época era um sacerdote posto como líder chamado de Patesi, que comandava e tomava as decisões. A ressalva vem para que essa independência, como já citado, era apenas no aspecto político-administrativo, já que elas compartilhavam aspectos como cultura, língua, costumes e similares.

Ao tocar no aspecto cultural, vem-se pois a ressalva religiosa de que como muitos povos da antiguidades, estes eram politeístas, ou seja, cultuavam vários deuses (que tinham associações à natureza). E também tinham como prática os sacrifícios religiosos.

Eles são vistos como um povo bem desenvolvido para a época em que viviam, principalmente no aspecto relativo às ciências e às construções (engenharias e arquiteturas). Eles foram, por exemplo, os povos criadores da escrita cuneiforme, que foi um método de linguagem próprio criados por eles, que conseguiam expressar até ideias completas; um eficiente sistema para armazenamento de água e grandiosas construções usadas para templos ou armazenamento de alimentos.

Fonte: blog.construbasico.com.br

Tem-se pois datado que por volta de 1950 a.C teriam pois sido invadidos por outros povos, tendo pois sido rendidos e derrotados.

Vou deixar para vocês esse curto resuminho sobre os Sumérios. Se tiverem sugestões de resumos históricos, é só deixar nos comentários, e se quiserem acrescentar mais algumas colocações sobre esses povos, fiquem a vontade. Tentei sintetizar ao máximo. Até a próxima.

Beijos, Vanessa!

Anúncios
Uma dose de História – Sumérios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s