Os dois lados da voz.

Tem coisas na vida que só se aprende vivendo. Clichê e redundante, mas não que por isso deixe de ser uma boa verdade. Mas, tem coisas na vida que podemos aprender apenas ouvindo quem já os viveu. Ou pelo menos, analisando os que vivem. Eu me orgulho de poder ter voz. De viver uma época onde tem-se grandes ganhos quanto o poder se expressar, o poder falar, o expor a opinião. Grandes conquistas ainda são necessárias, mas quando se vê o quão vitoriosa tem sido essa luta, o coração chega a saltitar de felicidade…

Mas, nada é um conto de fadas em seu fim. Não é só história feliz. E é claro que tanta “liberdade” gera uma série de problemas. E dentre tantos, vejo eu, que um destes é uma minoria que expõe aos quatros cantos o mal que vive dentro de si. Tem gente que apenas usa sua voz para disseminar o ódio, calúnias e comentários agressivos. Gente de mente degradada, que abrem suas bocas sem antes colocar em funcionamento seu cérebro. E isso é o que mais me envergonha e entristece…

É até repetitivo quando se fala tanto em aprender a ouvir, em pensar antes de falar. Mas não seria necessário se antes o fizessem, não? Acompanho uma série de páginas que, partindo em defesa das minorias, divulgam uma série de comentários feitos na internet e esbanjando ódio e preconceitos. E eu apenas me indago porque é que estas pessoas não utilizam do poder das palavras para o bem? De onde é que tiram tamanha maldade? Como conseguem disseminar tantas coisas ruins?

Aprendamos e se possível, que ensinemos a todos que antes de ter voz e vez, é preciso saber usar a voz na sua vez.

 

 

Anúncios
Os dois lados da voz.

Um comentário sobre “Os dois lados da voz.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s