Tempo, tempo, apenas tempo.

Não sei se amadureci. Em meus 18 anos, sequer acredito que possa sentar com uma pessoa e dar-lhe conselhos sobre experiências vividas. Sinceramente? Estou no momento de vivenciá-las e acredito que vou carregá-la para todos os meus dias. Eu jamais amadurecerei, isso é verdade. Serei sempre inconsequente, errada e tipicamente com a alma juvenil que leva a vida aos trancos, micos e barrancos.

Mas uma coisa, dentre essa alma juvenil e até infantil, eu aprendi: tudo gira no tempo. Mas esclarecedora, diria eu, que a vida segue no sentido de aprender a deixar que ele corra e a vida siga. Tão simples de ser dito e quase desesperador em ser vivido. Ah, senhor tempo, como podes ser tão cruel?

Aprendi eu que o tempo requer que esperemos para falar. Que o tempo requer que no presente, primeiramente, se aprenda a ouvir. E que se saiba silenciar. Calar-se, respirar, meditar, deixar que o tempo alivie a voz que quer gritar, xingar, ofender.

Ensinou-me o tempo a esperar. Deixar que a vida transcorra, que o fluxo siga, que as coisas aconteçam. O tempo me ensinou que a vida se encaixa, de alguma forma, mas se encaixa. Ele me disse que tudo bem sofrer, chorar, se desesperar. Mas nada de querer tudo para ontem. Ele me ensinou a sentar no meio da tribulação e fazer uma oração aos céus, invés de sair correndo pelos quatro cantos do mundo, gritando aos céus e apedrejando o mundo. Me ensinou que o perdão vem com o tempo e que raiva passa. Que quando o tempo corre, as pessoas entendem mais.

O tempo me ensinou que só com ele eu poderia aprender a sofrer menos. Ele me ensinou que não existe eternidade. Tudo ele leva. Tudo ele alivia. Tudo ele ajeita.

 

Tempo, tempo, apenas tempo.

Deixe um comentário

