7 meses de transição capilar.

Fala Galera, tudo bem?

Já falei infinitas vezes por aqui que estou em fase de transição capilar: que é o período em que se para de utilizar química e deixa-se o cabelo crescer, natural. Desde novembro que não uso nenhum tipo de química. Com 7 meses, cerca de 8 cm crescidos e um big shop parcial (quando se corta totalmente ou parcial a parte lisa) vim relatar a vocês como tem sido após tanto tempo..

Primeiro que tenho que ressaltar que foi uma opinião minha, já que uso química no cabelo desde muito cedo e de não ter a menor ideia de como é meu cabelo natural, resolvi arriscar. Precisamos na verdade usar e fazer o que sentimos bem, acima de tudo. Mas  para quem está passando ou pretendendo começar, vou contar sobre essa experiência de alguns meses de transição.

Bem, em 7 meses estou quase na metade, porque a média em que se passa pela transição antes do big shop final é de quase 2 anos, sendo para alguns mais e para alguns menos. Tem dependência também com o tamanho que você pretende cortar seu cabelo, para dar fim a transição.Eu já fiz um post explicando todos os motivos, Clique aqui para acessar então vou pular.

Primeiro que você tem que ter muita vontade. Esses dias, conversando com uma blogueira (a Camila, maravilhosa) até confidenciei que só não abandonava pelo tanto de tempo já passado. E isso é muito verdade. Porque dá muito trabalho, mas também vale muito a pena. Acredito que aos poucos, vamos nos descobrindo e o que combina com o cabelo. Por exemplo, eu consegui descobrir maneira de pelo menos dar uma diminuída na diferença de textura, mas isso ainda deixa evidente e não há autoestima blindada para lidar. Sem contar o trabalho que dá. Foi por opção não utilizar nenhum tipo de química para diminuir volume ou utilizar chapinha, secador e demais. Tem gente que usa, mas quando optei pela transição, resolvi radicalizar (e há muitos relatos que dizem prejudicar muito na transição).

Como dito, arrumei alguns meios de tentar o máximo possível para disfarçar a raiz, para tornar um tanto menos evidente. Assim como, aos poucos, vou descobrindo novos métodos e produtos que dão certo para meu cabelo. Por exemplo, meu cabelo não mais aceita apenas shampoo e condicionador se não tiverem fatores de nutrição relevantes. Sim, meu cabelo tem gritado por hidratação e se não fizer boa hidratação semanal, ele fica mais revoltado que o normal… Sem contar que, há anos com o cabelo alisado, lidar com o volume acaba dando um baixa total. Aos pouquinhos, vou me acostumando com o volume e que as ondas!E meu primeiro corte? As lágrimas quase apareceram! Mas foi necessário, já que retirei toda a parte com alisamento, e ficou apenas um tanto com relaxamento, que eu fazia a cerca de 1 ano;

E a pior parte? Comentários e o nosso próprio dom de se diminuir. Sim, muita gente tem estado favorável ao meu cabelo agora. Mas sempre tem os comentários não? Já ouvi um “você deveria alisar..” Tive sorte de ser apenas um, mas abala, não? Como dito, minha sorte é ter uma galera em peso quase fazendo campanhas para que eu mantenha! E é claro que vem o lado da autoestima que se cansa, não é? Já quase desisti umas muitas vezes!

E qual a parte boa desse sofrimento todo? Gente, cada vez que eu vejo meus mínimos 8 cm de cachos crescidos, é uma nostalgia inexplicável. Sabe o desejo de ser cacheada? De conhecer seu natural? Isso ninguém paga. E, tenho que dizer, que tem sido uma fase na qual tenho tido um conhecimento maior sobre mim.Já vi muita menina que passou dizer que as pessoas mudam muito depois da transição capilar, e isso é verdade. Qualquer coisa que mecha com seu eu, com seus personalidade e imagem, acaba acrescentando algo, não? Eu vejo como uma das fases que eu mais me conheci, e principalmente que mais valorizei meu exterior. Eu só digo uma coisa: Quem estiver passando, vamos persistir! Quem quer começar: não espere mais.

Qualquer duvida ou depoimento a compartilhar, é só deixar nos comentários.

Beijos, Vanessa!

 

7 meses de transição capilar.

Deixe um comentário

