As mulheres da ficção

Fala Galera, tudo bem?

A força feminina é inegável. E sua presença na literatura, aliás na ficção não é nada moderninho. Não tem nada relacionado com a força e luta das mulheres na atualidade. Tem a ver com sua força em todos os tempos, suas presenças marcantes e suas personalidades apreciadas por coragem e destemor.

Por isso, sendo mulher e orgulhosa do brilho da figura feminina na ficção, resolvi trazer algumas personagens que me encantaram ao longo da minha vida de leitora e viciada por filmes e séries. Vamos lá?

  • Elizabeth Bennet 

Eu sou apaixonada por essa personagem. A protagonista de Orgulho e Preconceito é forte, corajosa e que vai de frente as contravenções. A sociedade regrada e correta da época é surpreendida com a personalidade autêntica dela. Inteligente e única, mostra que além dos atributos mais sentimentalísticos decretados as mulheres, somos também astutas, geniosas e donas de si. Quem não a ama, afinal?

  • Daenerys Targaryen 

Essa mulher é a rainha de Game of Thrones (aviso que estou na 4° temporada, vamos segurar possíveis spoilers se houverem). Guerreira, forte e corajosa, através da inteligência nata dessa diva, ela conquista o que quer, domina quem pode e tem o mundo nas mãos. Generosa, acima de tudo, luta pelo bem, pelos do bem.

Daenerys Targaryen (Game of Thrones). Foto: Reprodução / Keith Bernstein/HBO.

  • Clarke

Apesar de que algumas vezes eu já tive certos ódios pela personagem de The100, vamos admitir que ela é uma grande mulher. Luta pelos seus, faz o que pode e não pode por todos e vive da forma que pretende, sem restrições. A caracterização da personagem em suas questões de opção sexual é um ponto muito forte na série na qual eu acho incrível que se exponha, que seja livre.

  • Katniss

Alguém tinha dúvidas que a querídissima Katniss de Jogos vorazes apareceria? Essa mulher dá a cara a tapa, luta por todo mundo e encara o que for preciso. Por favor, haja coração quando ela se mete me toda a encrenca para proteger a irmãzinha. Forte, corajosa e acima de tudo com um amor pelos seus que é aplaudível.

  • Vera Brittain

Arrebatou meu coração em Testament of Youth, que diga-se de passagem é meu filme favorito. Sem concepções históricas, mas focando na visão dramatúrgica desta mulher (que eu diria que não há adjetivos que expressem a admiração). Lutou pelo que pôde, doou-se por todos aqueles vitimados por tamanha tragédia e acima de tudo: foi própria vítima. Perdeu tantos, segurou a tristeza para solidarizar-se pelos outros. Forte, guerreira e inspiradora, carregou o mundo nas costas quando o teu próprio estava ao chão, em caos. Ela é apaixonante! (Aliás quem nunca assistiu ao filme, veja pois vale muito a pena e vai te tirar uns bons litros de lágrimas).

 

  •  Liesel

Tem como não amar essa garota? Meu gosto por filmes e livros de guerra é quase óbvio, não é? Mas os personagens de tal, assim como Liesel, me fazem sentir a verdade em si, a dor que carregam, o quão pior tudo pode ser, o quanto pior já foi.

  • Viúva Negra

Essa mulher é foda, com o perdão pelo palavrão, mas não há como expressar sem usar tal. Forte e poderosa? Sim. Mas humana. Se é visível seu lado humanístico, e ao mesmo tempo todo o seu poder. Ela é sensacional!

viuva negra

  • Xena

E eu assistia, e eu brincava de ser como ela, e eu me inspirava. Um dos primeiros exemplos da ficção do qual me inspiraram e eu queria ser igual: forte, valente, destemida.

As mulheres na ficção são presenças marcantes, não? Quais outras memoráveis não citadas? Deixe nos comentários.

Beijos, Vanessa.

As mulheres da ficção

7 comentários sobre “As mulheres da ficção

Deixe um comentário

