Transição capilar: Mas por quê?

Fala Galera, tudo bem?

Anunciei recentemente sobre a decisão de encarar a transição capilar. Sim, não sei bem o quão insano isso parece ou vai ser, e como dito vou contando aos poucos como tudo tem acontecido e tudo mais, porém como partir dos meios quando sequer contei o inicio? Acho que nada mais esclarecedor, e até motivacional para quem quer e está passando por tal situação que ter motivos suficientes para seguir em frente. Então vamos para a história.

Primeiramente, vamos a história do meu sofrido cabelo… Sim, tinha belíssimos cachos e hoje me arrependo totalmente de ter estragado. Mas, acontece que minha mãe não entendia muito de cuidados com cachos e eu, bem, quase uma criança também não. Quando era pequena, minha mãe costumava fazer aquelas trancinhas (não sei se recebe algum nome em particular), aquelas pequenas no cabelo todo. Mas, com o tempo ela parou…E bem, tudo piorou. Deixando por minha conta, tudo se complicou porque eu detestava meu cabelo, não conseguia pentear ele e ficou em um estado deplorável. Por fim, aos 11 ou quase 12 anos cedi a pressão de usar tratamentos químicos no cabelo (poxa, era “mocinha” e todas as amiguinhas de cabelo liso e eu não?).

A primeira coisa que sempre perguntam é se, ao longo desses quase 7 anos, eu me arrependi? Convenhamos que no começo foi incrível. Uma grande mudança. Chamava até atenção porque tinha dado um diferencial, já que meu cabelo era extremamente mal cuidado, sempre preso e ressecado, então, foi ótimo. Mas e aí? E depois? Encarei uma série de procedimentos, horas a fio perdidos em salão para manter o cabelo liso, dor (sim gente, não sejamos medíocres de dizer que não dói. Isso queima e meu couro cabeludo estava gritando por fim). O auge foi quando tive uma queda capilar horrenda e então comecei a utilizar de procedimentos menos fortes, mas ainda químicos. Ainda gastando horas no salão, mas agora menos. Ainda acabando com meu cabelo e o destruindo. Tem hora que a gente grita basta, não?

Pois bem, simplesmente caiu a ficha que de nada adiantava gastar horas a fio no salão, para menos de um mês o cabelo estar com a raiz gritando por química de novo, totalmente dependente. E o que há de natural, afinal? Qual a beleza nisso tudo? Eu simplesmente não me reconhecia em frente ao espelho e tinha vergonha do meu cabelo, bem mais do que encarar meu cabelo com duas texturas durante o processo. Eu simplesmente sentia falta do verdadeiro, do meu real cabelo, de ter uma identidade própria e longe dessa farsa. Não é meu cabelo, simples.

Por fim, motivada por várias histórias de transições que acabei tendo contato, cá estou eu encarando este desafio. Seja como for, a loucura que seja, quero encarar. Quero poder, em breve, olhar no espelho e ver MEU cabelo!

Beijos e quem tiver dicas, podem ir deixando nos comentários. Irá ajudar não só a mim como aos leitores que estão nessa mesma situação!

 

Transição capilar: Mas por quê?

8 comentários sobre “Transição capilar: Mas por quê?

  1. Engraçado, tava pensando nisso agora mesmo… esses dias fui a um salão ver uma amiga e a cabeleireira disse que meu cabelo estava muito legal, mas eu precisava passar alguma coisa (botox ou coisa do tipo) para dar uma acalmada nele… Ai pensei… o problema é de quem? Nem todo mundo tá preparado para os cachos… e para transição, tem que ter paciência! no final vale muito a pena!

    Curtido por 1 pessoa

    1. Exatamente… Demorei um pouco para ir me acostumando com o volume, já que até fazendo texturização, meu cabelo já está volumoso. Como você disse, o cabelo é nosso. Essas opiniões tem mais de seres descartadas, afinal eu realmente acho que uma das grandes belezas dos cachos é o volume.

      Curtido por 1 pessoa

  2. Que bacana!!!! Eu tenho um blog e um insablog chamado Cacheadasinlove…. não to fazendo propaganda, mas achei muito massa ler sobre a transição.. ajudo várias e várias meninas que estão passando por esse processo! Eu passei pela transição e digo que foi difícil, porém foi libertador! Precisando de ajuda estou disponível!!!!! E se quiser conhecer nosso Instagram é @cacheadasinlove somos em torno de 68 mil por la!!!!!!

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

