Conheça o escritor e poeta Leonardo Matoso

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Dias por aí, perdida no instagram do blog, encontrei uma poesia que simplesmente fiquei apaixonada. E, não é mistério para vocês, que sou apaixonada por escrita, então quando bem feita, fico ainda mais apaixonada. Pois bem, (por mais que eu queira colocar ele em um potinho e guardar, porque realmente, o cara é uma peça raríssima e um poeta e tanto!)  nada mais justo que trazer essa preciosidade para vocês também conhecerem e morrerem de amores pelo trabalho dele.

“LEONARDO MATOSO é um leitor voraz que cresceu em volta da literatura estrangeira de ficção científica, terror e aventura. Adquiriu o hábito pela leitura desde cedo, com as obras de grandes nomes como Stephen King e Edgar Allan Poe. Iniciou a criação de seus contos de terror e poesias observando o dia-a-dia de seus amigos, inspirado também pelos seus sonhos e suas estórias mais fantasiosas. Formado em Enfermagem pela Universidade Potiguar – UnP e Técnico em Radiologia, ele mora em Mossoró, no Rio Grande do Norte”.

É claro, meus caros leitores, que não ficaríamos satisfeitos com meras histórias sobre o autor, resumida a descrições da trajetória desse cara talentosíssimo, não é? Pois bem, com muita simpatia e humildade, ele nos enviou um resumo (maior e mais descritivo) sobre seu amor pela literatura e como foi que tudo isso começou:

“Minha trajetória literária foi iniciada no meu ensino médio, por volta dos 14-16 anos (um período complicado e cheio de descobertas), nessa época eu era um adolescente calado e um tanto exótico. Não me lembro ao certo quando iniciei com meus rascunhos e escritos, mas sempre fui estimulado pelos meus amigos e minhas professoras de português, é tanto que na aula delas eu era sempre o cara que lia os textos.

Aos 15 anos, ao narrar uma história que havia lido para três amigas, inventei para elas um fim diferente, que me parecia mais apropriado. Resolvi então escrever as minhas próprias histórias e para isso, nada melhor do que começar descrevendo meus pesadelos ou abstrações da vida que via por ai (principalmente nos ônibus escolares quando estava voltando para casa).

Naquela época eu escrevia por hobby, principalmente poesias que escrevia para publicar no jornal local. Eu não pensava grande e nem tinha nenhuma pretensão. Mas minha irmã Karydja e minhas amigas Fernanda, Tamara e Bárbara me animavam a escrever cada vez mais e enviar meus trabalhos para os jornais. Mandava várias por semana, e era natural que volta e meia algum fosse aprovado.

Passei então a escrever contos de romance e terror, influenciado pelas minhas leituras e por meu autor predileto: Stephen King. Eu não imaginava que passaria a viver sob a influência do livro mais sensacional que já li na minha vida, que foi o “O Cemitério” e “Carrie – A Estranha”, cujas aventuras procurava “imitar” nos meus escritos.

A partir dos 18 anos comecei a escrever histórias “mais sérias”, com pretensão literária. Foi quando iniciei o meu primeiro romance “Encurralada“, onde no momento encontra-se em registro na Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro. Meus contos, por outro lado, foram consolidados em um livro intitulado: “Contos Sobre Humanos“, onde estou na batalha para publicação em mídia física.

Quando atingir a maior idade ficou difícil conciliar estudos e escritas, então acabei abdicando um pouco desse meu sonho. Hoje com 23 anos, concluir uma etapa importante da minha vida que foi minha formação profissional. Sou formado em Técnico de Enfermagem, Técnico em Radiologia e Enfermagem. Confesso que ainda pretendo ingressar em Jornalismo, mas isso será um dia… kkk

Em 2014, Alpha Graphics em parceria com a agBook promoveram um concurso literário para ajudar os diversos poetas que sonhavam em ter suas poesias publicadas mas que não tinham dinheiro para realizar uma publicação independente. Eu acabei me inscrevendo e tendo uma das minhas poesias selecionadas (foi a primeira do livro, quase morri) dentre os milhares de inscritos nacionalmente. Ao final do concurso, o livro foi colocado à venda no agBook e os direitos autorais obtidos com suas vendas foram revertidos à Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (APAE) de São Paulo.

IMG_1599-700x937
Poesia que ganhou o concurso!

Por hora, “Contos Sobre Humanos“, está apenas em versão epub/ebook e vendido na amazona.com (link no final do post). Esse ano, estou vendo a possibilidade de realizar uma publicação independente e também estender a venda online pela Saraiva.com e Kobo (SE DEUS QUISER).”

 

Tudo bem Vanessa, mas e as poesias? Calma, caros leitores, que fiz questão de trazer algumas aqui para vocês poderem se deliciar:

Gente, não é de se apaixonar? Eu, particularmente, fiquei encantada pela sinceridade visível em cada verso. Tem uma verdade inexplicável. E, como dito, ele já tem livro publicado:

Vou deixar logo ali embaixo os contatos delle. Quem quiser, já antecipo, ele é uma simpatia. E com certeza, afirmo que ele escreve bem demais! E vocês já tiveram uma prova disso, não é?

Contos sobre-humanos: Amazon- contos sobre-humanos

Poesia Todo dia: Agbook – Poesia todo dia

Google play – Poesia todo dia

Contatos pessoais:

Email: leonardo.l.matoso@gmail.com

Instagram:instagram/matoso.lml

 

Conheça o escritor e poeta Leonardo Matoso

2 comentários sobre “Conheça o escritor e poeta Leonardo Matoso

Deixe um comentário

