Verídico Amor-próprio?

E todos os dias falam por aí que amor verdadeiro é amor próprio. Estampado em todos os jornais do mundo, gritam e esbanjam aos cantos sobre amar a si mesmo. Pior de tudo, são os tantos que abrem suas bocas para dizer pomposamente que és a pessoa que mais ama a si mesmo. Mas até onde tudo isso é verdade?

Eu, particularmente, nem mesmo nos melhores dias consigo ver perfeição em mim. Porque sempre que eu olhar no espelho ou avaliar meu eu, sempre estarei em falta. Porque nunca tem tudo, sempre não veio alguma coisa no pacote de nascimento que, ao nosso ver, deveria ter vindo. E quem não se vê assim?

E, então, peguei-me perdida em indagações sobre o que seria realmente amar a mim mesma, sem medo e nem pudor. Para mim, amar não é gostar de alguém extraordinariamente perfeita e simples assim. Amor vai além de quaisquer banalidade. Analise cada pessoa que você ama e em questão de segundos você encontrar uma legião e meia de defeitos e coisas irritantes. Simples: ela não é perfeita, mas você ainda ama aquela pessoa. E porque é que com o amor próprio não funciona assim?

Quando dizem sobre amor próprio, proferem sobre sentir-se perfeito. Mas não seria muito além disso? Seria tão fútil assim? Amor próprio deveria não só aceitar seus defeitos, mas analisá-los sem martirizar-se e principalmente: mudá-los. Deveria ser a busca constante pelo seu melhor, pela sua felicidade, por tudo aquilo que enche o coração. Buscar o que faz bem, o que traz paz e afastar o que leva para traz. Ora pois, amor próprio não deveria ser viver? Trazer cor e sentido a vida, sem se importar com o que pensam, digam ou falam?

Deixa eu contar um segredo: amar a si mesmo é cuidar de si. Então ame-se, por favor. Faz o que te faz bem, busca teus sonhos e principalmente: lute por você mesmo. Amor próprio não tem nada a ver com egoísmo e excesso de estima.

 

 

 

Verídico Amor-próprio?

Deixe um comentário

