Histórico de leitura…

Fala Galera, tudo bem com vocês?

Peço desculpas por o número de resenhas de livros ter diminuído, mas com a rotina de preparação para o Enem chegando ao fim, estou pegando mais pesado nos estudos, e consequentemente lendo bem menos. Prometo que quando passar essa maratona de estudos, volto a todo vapor e se possível, com mais novidades aqui para o Blog.

Sem delongas, hoje resolvi falar um pouco sobre algo que intitulei “histórico de leitura”, mas basicamente é sobre as coisas que mudaram depois que comecei a ler, quando tudo isso começou e todos esses aspectos.

História:

Eu aprendi a ler, mais ou menos, no pré-escolar (ou educação infantil). Eu sempre tive uma certa facilidade no aprendizado, então na época, eu era um tanto adiantada nesse quesito em comparação ao restante da turma. Nessa época, aos trancos e barrancos da leitura, eu gostava muito de ler A pequena sereia. Sim, eu era apaixonada pela Ariel, e vivia lendo aquele livro infantil que é super fino.

O primeiro livro significativo que eu li, e que particularmente considero ser o primeiro, foi O Pequeno Príncipe. Eu tinha uns 7 anos mais ou menos, e o livro é marcante até hoje. Aí vocês se perguntam: você é uma leitora assídua desde os 7 anos? Não né! Rs

Passei uns bons anos sem ler, até que com uns 12 ou 13 anos resolvi comprar Eclipse. Não questionem porque não comprei o primeiro livro, invés do penúltimo, porque nem mesmo eu sei. Mas esse foi como um impulso para que eu começasse a ler. Comecei aos poucos, e sério, demorava um mês para ler um único livro. Depois de Eclipse, eu li todos os livros de Percy Jackson (não por acaso sou apaixonada), que foi um “divisor de águas”. A partir daí, fui apenas lendo e lendo cada vez mais.

O que mudou:

Claro que sou ciente que quando comecei a ler era totalmente imatura (não que não seja agora, mas era bem mais inconsequente). Essa fase da pré-adolescência é complicada, para todo mundo. E eu vejo que a leitura me ajudou e muito. Não acho que seria exatamente como sou, caso não lesse. É como se a leitura tivesse aberto minha mente, e sem exageros, tivessem me ajudado no auto descobrimento. Não querendo generalizar, mas tenho tanto amigos leitores quanto não leitores, e vejo totalmente as diferenças. No comportamento, no jeito da pessoa, como lida com a vida e todos esses aspectos. Não quero dizer que leitores são melhores, longe disso, mas para quem lê, acaba sendo perceptível que esse aspecto influência e muito. Acredito muito, particularmente, que foi bom começar a ler pois me levou a uma auto descoberta, e me traz todos os dias esse benefício. Principalmente para perceber meus gostos mais especificamente, e até minha visão de mundo. Ás vezes não percebemos, mas as páginas de um livro mudam nossa vida.

Porque tornar-se um leitor:

Acho que já abordei um pouco no item anterior. Mas ao meu ver, dentre muitos tantos motivos, algum se destacam. Por exemplo, te ajuda a crescer intelectualmente. Como disse no último item, os livros te levam a diversificadas situações que te fazem refletir, mesmo que inconscientemente. Você recebe mais conhecimento, coisas novas, e é aquele clichê: você viaja sem sair do lugar. Acredito muito que a leitura desempenha um papel diferente na vida de cada um. E eu acredito muito que ler amadurece e muito uma pessoa. Eu acredito muito no poder da leitura e no que pode fazer na sua vida.

E aí, qual o papel da leitura na vida vocês? Comentem, por favor e deixem seu histórico, se possível.

Beijos, Vanessa!

Histórico de leitura…

10 comentários sobre “Histórico de leitura…

  1. Eu me tornei um leitor assidúo desde os 6 anos de idade, Van. Meus pais compravam vários livros já nessa idade e eu via minha mãe ler muito, o que me incentivou, com certeza.
    Você ler “O Pequeno Princípe” aos 7 anos de idade, já dava mostras que seria uma leitora dedicada, também.
    Super beijo e continue assim.
    Alex

    Curtido por 1 pessoa

  2. Mto bom, Vanessa! Que orgulho (palmas) kkkk. Com certeza a leitura nos amadurece! Eu sou uma leitora tardia, desde a educação infantil a superior, eu lia só o que era obrigada. Tomei gosto quando tinha uns 23 anos, com Querido John. Depois desse, nunca mais deixei de ler. É o meu passatempo preferido. Também mudei mto, me tornei mais crítica, sabe? E isso é muito bom. Beijos ❤

    Curtido por 1 pessoa

    1. Nunca é tarde para se começar a ler. E como a leitura nos modifica, não? Sinto-me exatamente assim. E acabo sendo até chata porque tenho expectativas grandes nas pessoas e tudo que faço, porque nos livros sempre é perfeito, pq na vida não? rs Beijos!

      Curtido por 1 pessoa

  3. Ótimo post Van! Eu gosto de ler desde pequena, mas com 10/11 anos que realmente me tornei uma leitora assídua, e por mais que as vezes não tenha tempo de ler, eu dou um jeitinho e leio. E super concordo contigo sobre o fato da leitura nos amadurecer, a gente acaba percebendo quando analisamos nesse aspecto, e isso influi muito na nossa vida!
    E ah boa sorte pra ti no Enem :))
    Beijos 😘

    Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

