O nome da rosa.

É um filme de 1986, dirigido por Jean-Jacques Annaud, baseado no livro de Umberto Eco. A história passada no período medieval, baseia-se no enredo de que em um mosteiro, misteriosamente, monges começam a morrer. Enquanto a maior parte acredita ser a efetivação da profecia apocalíptica, o monge chamado para solucionar o caso enxerga muito além. Evidenciado que os fatos está mais ligado a alguma pessoa que alguma força espiritual.

Opinião Pessoal.

Eu deveria deixar claro que filmes com características históricas são meu gênero preferido. E, que filme ein?

A história se passa na Idade Média, e o filme deixa bem explícito aspectos da época como a santa inquisição e a força da Igreja na época.

A história é contada pelo personagem Adson, que é pupilo do monge franciscano William de Baskerville. Basicamente é sobre uma série de mortes que começam ocorrer em um mosteiro, onde o monge é convocado para desvendar estes mistérios.

O que mais me encantou na história é a forma tão bem colocada dos aspectos da época. O ceticismo religioso, o poderio do cristianismo, o temor do enfraquecimento e a santa inquisição ficam em evidencia. Como exemplos, temos que eles acreditavam fielmente ser uma obra do Demônio, invés de analisar criticamente toda a situação. Ou todo o desenrolar em torno da Biblioteca, que deixa evidente o temor da Igreja em perder seu poder, escondendo livros que poderiam trazer verdades que os enfraqueceriam. Além, claro, da punição aos considerados hereges: serem queimados em fogueiras. Evidencia toda a disputa por riquezas e privilégios.

Tenho que dizer que fiquei extremamente intrigada com a cena sobre o riso e que ele poderia fazer as pessoas descrer em Deus, e acabou que era uma parte importantíssima para o final. Além da cena onde há uma indagação de se Jesus fora pobre, porque a Igreja também não era?

Aristóteles é citado diversas vezes, e o Monge Baskerville se baseia em suas concepções. Ele utiliza do real, daquilo que seus sentidos captam como verdade, e tenta buscar solução aos misteriosos assassinados, contrapondo-se ao conformismo dos demais que acreditavam ser obras malignas.

Ótima indicação para quem curte filmes de tal gênero.

Beijos, Vanessa!

O nome da rosa.

4 comentários sobre “O nome da rosa.

  1. Eu tenho que dizer que não curti muito o filme, pq não gosto muito desse gênero, sabe?
    Mas se for contar que eu vi na escola, e foi um filme para um trabalho, tenho que admitir que achei até bem interessante, principalmente lá pelo final. O começo, achei um tanto entediante. E também como vi o filme na escola não deu para prestar muita atenção nos detalhes, graças ao barulho incrível que minha turma consegue fazer.
    Mas enfim, adorei seu blog! Pretendo ler mais coisas daqui para frente.
    E eu tenho um canal no YouTube, caso se interesse, o nome é: CANAL HOLICNATOR

    Curtido por 1 pessoa

    1. Sim, muita gente não gosta desse gênero (a maior parte dos que conheço. rs). Bem sei como é difícil assistir filme em sala de aula. Não tem como entender nada mesmo! Vou acompanhar seu canal sim! Bjos.

      Curtir

    1. Estou com muita vontade de ler o livro, aliás pretendo colocar na minha lista de livros para o próximo ano. Estou ansiosa ainda mais, após seu comentário. (Se já achei o filme sensacional, imagina o livro? Vou enlouquecer de amores.) Obrigada e um grande beijo!

      Curtido por 1 pessoa

Deixe um comentário

