Dirigido por Robert Schwentke e baseado no bestseller mundial Insurgente, o segundo livro da trilogia com o nome de A série Divergente escrito por Veronica Roth.
Quem não assistiu Divergente e não está por dentro da história, se passa em um mundo futurístico distópico, onde após uma guerra, os sobreviventes decidem separar a sociedade em cinco facções – Amizade, Audácia, Franqueza, Abnegação e Erudição, com o objetivo de estabelecer a paz, separando a sociedade de acordo com suas personalidades.
Cada adolescente, quando completa 16 anos, precisa passar por um teste na qual determina em que facção se enquadra. A história gira em torno de Beatrice, que ao fazer o teste, descobre ser Divergente. Porém, ela é aconselhada a não contar a ninguém e o resultado de seu teste é fraudado, para que ninguém a descubra.
Ao longo da história, dá-se o entendimento do que é ser Divergente, que basicamente é alguém que se enquadra em todas as facções, e é considerado um perigo por ser imprevisível.
Então, a garota decide que irá para a Audácia. Lá ela conhece o Four (Boy magia da vez) e começa a chamar-se Tris. Porém, a facção requer que todos façam “testes”, e os piores são excluídos. Durante o filme, ela não só precisa lutar para manter-se na facção, como para esconder que é divergente.
Spoiler: Se você assistiu o filme, provavelmente sabe de que ela foi descoberta e que o filme acabou com ela, Four e mais alguns, fugindo, certo? É aí que entra o filme Insurgente para matar nossa curiosidade (ou criar mais).
Nesse segundo filme, Tris e Four são fugitivos, e estão sendo procurado por Jeanine, líder da Erudição. Eles são acusados de terem causado o ataque a abnegação e estão escondidos na sede da Amizade.
Jeanine tem em seu poder uma caixa que teria uma mensagem dos fundadores das facções e apenas um Divergente ideal poderia abri-la. E que não por acaso, os pais de Tris estavam escondendo. Então já viu né? Todo aquele clichê de um escolhido por ser especial, e nem precisa de muitas apostas a saber quem é o Divergente mais forte, que pode abrir a mensagem.
Nesse filme, vamos descobrir alguns segredos da vida de Four, (SPOILER: como por exemplo a mãe que todos achavam ter morrido, mas que invés disso, estava vivendo e liderando os sem facção). Além do casal ter de enfrentar os muitos problemas, ainda terão que fazer muitas escolhas, que não serão nada fáceis.
Beijos,Vanessa!